quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Paciência e o Amor são o caminho.
Pois bem, sempre soubemos que Paciência e Amor são o caminho para resolver os problemas da vida, mas não nos faltam essas duas características no dia a dia?
"Ah, mas eu sempre tenho paciência com as pessoas, reajo com amor..." bem... e se eu te dissesse que você precisa ter mais paciência e mais amor por VOCÊ MESMO?
Pois é, aí as coisas mudam de figura e os mais elevados de espírito se vêem desconcertados.
Queremos ser saudáveis. Mas não conseguimos comer somente coisas que sabemos que nos fazem bem.
Queremos ser malhados, fitness, detentores de um corpo perfeito. Mas não aguentamos ficar horas em uma academia ou fazer exercícios todos os dias.
Queremos ser inteligentes. Mas por mais que tentemos, tem coisas que não entram na nossa cabeça.
Então o que fazer? Desistir?
Bem, aí eu digo que entra o TEMPO.
Tempo?
Sim... fomos acostumados com uma rotina. Muitas vezes uma rotina de correria. Vendemos nosso tempo para o trabalho (sim, vendemos, pois (i) realizamos tarefas que nem sempre gostamos em (ii) um horário determinado e (iii) recebemos por isso), ele nos consome, mas precisamos dele para sobreviver.
O problema é que às vezes não percebemos que, nessa correria, nos alimentamos mal (comemos o que dá, a hora que dá e muitas vezes nos acostumamos com "coisas gostosas", que saciam o paladar, ao invés do corpo), não nos exercitamos com frequência e deixamos nosso aprendizado pessoal para depois.
Então como ser tudo isso?
Bem, resolvi entrar em uma academia e virar o jogo. Contratei entregas de marmitas fit e um curso que me trará as informações que "preciso" para me sentir/ser inteligente.
Mas o nosso corpo não quer, não aguenta a academia (aquela rotina de exercícios puxados com o qual não está acostumado), sente fome com as marmitas fit e o cérebro não absorve o conhecimento daquele curso que resolvi fazer. E agora?
"Eu sou um fracasso", nos dizemos...
Mas nos acostumamos com aquela rotina de alimentação gostosa, mas nada saudável, que nos dá as calorias que nosso corpo aprendeu que vamos consumir. Nos acostumamos a ficar horas sentados na frente de um computador trabalhando, fazendo relatórios, exercitando nossos cérebros em tarefas pré-concebidas e, por fim, acostumamos nosso cérebro que, após as horas vendidas no serviço, ele poderia descansar.
Aí, simplesmente levantamos do sofá (ou cadeira) em uma segunda-feira aleatória (sempre começamos nas segundas feiras rs) e vamos modificar nosso corpo e mente em um dia... uma semana... um mês. Não conseguimos e nos sentimos derrotados. Resultado? Desistimos.
Mas e se começarmos leve? Com mais paciência conosco para modificarmos a rotina aos poucos e amor para não nos julgarmos quando não dermos conta dessa modificação?
Podemos começar com uma caminhada na esteira de 10 minutos. Pouco? Bem, para quem ficava parado neste tempo, não é!
Podemos começar trocando um item "gostoso" do nosso prato no almoço e jantar por algo saudável. Faz diferença? Ao longo do tempo sim, pois assim que nos acostumarmos com a nova rotina, até o paladar vai mudando.
Podemos começar dedicando dez minutos todos os dias para pesquisar alguma coisa que nos melhore intelectualmente. Parece pouquíssimo tempo, mas já é uma evolução.
Portanto, paciência, meus amigos... não com os outros, mas com vocês mesmos e, se um dia não fizermos um exercício físico, não comermos coisas que fazem bem ao nosso organismo ou não conseguirmos estudar outros assuntos, amor para aceitar que existe um amanhã para voltar a fazer tudo de novo.
Com o tempo, dez minutos passam para duas horas e um item fit do prato pode virar um hábito de refeições saudáveis, estudar vira um prazer e evoluímos sem nem perceber.
Assinar:
Comentários (Atom)
